ENCONTRO EM OUTUBRO

As reuniões de trabalho que devem levar à concretização do Centro de Arbitragem da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) continuam. No último encontro, em outubro, foi decidida a criação de dois grupos de trabalho.
Um dos grupos é liderado por Fernando Tonim, do Instituto de Mediação e Arbitragem Internacional, e integra João Correia, da Correia, Seara, Caldas, Simões e Associados, Miguel Cancella de Abreu, do Concórdia – Centro de Conciliação, Mediação de Conflitos e Arbitragem, e Teresa Muenda, da Comissão de Mediação e Arbitragem Laboral (Moçambique). A tarefa deste grupo de trabalho será a de elaborar os termos de referência, assim como o anteprojeto dos estatutos do Centro de Arbitragem.
O outro grupo é liderado pelo Secretário Geral da Confederação Empresarial da Comunidade, José Lobato, e integra Rui Resende, da RSA LP – Rede de Serviços de Advocacia de Língua Portuguesa, e Francisca Rivière, do Instituto de Mediação e Arbitragem Internacional. A tarefa deste grupo será a de preparar a proposta de organização do workshop onde será apresentado o projeto e dois documentos elaborados pelo grupo de trabalho anterior.
Após conclusão dos trabalhos será convocada nova reunião da Comissão do Centro de Arbitragem da CPLP para posterior discussão e decisão acerca dos passos a tomar.
A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) tem quatro projectos prioritários para 2014/15 para o empresariado, um dos quais é o Centro de Arbitragem da CPLP, que conta com o aval e particular apoio da CPLP.
A CE-CPLP está ainda a programar o lançamento da Marca CPLP, do Guia de Negócios da CE-CPLP, e do Portal Económico da CE-CPLP que será uma plataforma congregadora de informações úteis sobre os diferentes setores de atividade económica nos nove países que integram a comunidade.